A identidade física do logotipo foi adaptada para o mundo digital
Julho 15, 2020
YOKOHAMA, Japão – Estamos mais conectados do que jamais estivemos antes. As pessoas estão se desenvolvendo com acesso ao conhecimento e ao potencial de interação que a internet oferece. Nossas vidas são tão digitais quanto físicas. Por isso, marcas fortes precisam ter pontos de contato efetivos nas duas esferas.
Durante os últimos 20 anos, o logotipo da Nissan tem sido uma marca registrada nos veículos da marca e muito mais. Tem cumprido a função de referência como identidade, cartão de visita, e o primeiro contato entre os clientes e a emoção de dirigir proporcionada pelos veículos Nissan. Durante décadas, o logotipo da Nissan tem sido fiel a uma crença sustentada por seu fundador, Yoshisuke Aikawa – “Shisei tenjitsu o tsuranuku” –, que pode ser interpretada como “Se você tiver uma crença forte, ela pode transpor até o sol”.
Ao manter viva esta essência, o novo “cartão de visita” da Nissan reflete as mudanças significativas ocorridas na sociedade nas últimas duas décadas. O icônico logotipo da marca Nissan foi reinventado para este novo capítulo.
O novo logotipo da Nissan ganha vida centrado no futuro, mas se mantém orgulhosamente conectado ao seu rico legado e tradição em inovação. O nome da empresa continua no centro do logo, comunicando uma marca que é reconhecida imediatamente, evocando grandes acontecimentos e memórias passadas, ao mesmo tempo em que remete à evolução.
O processo de design
A trajetória teve início em meados de 2017, quando Alfonso Albaisa, vice-presidente global sênior de Design da Nissan, começou a estudar potenciais mudanças no logo da Nissan e na identidade da marca. Ele formou uma equipe de design liderada por Tsutomu Matsuo, gerente geral no departamento de Design Avançado da Nissan, para um estudo completo, desde uma evolução sutil até uma reinvenção total. Albaisa definiu as palavras-chave “esguio, leve e flexível”, indicando a Matsuo e sua equipe o caminho a ser seguido em sua trajetória.
“A inspiração veio de avanços na ciência, tecnologia e conectividade e como estes avanços trouxeram mudanças fundamentais aos nossos clientes”, disse Albaisa. “Como vocês podem imaginar, começaram a surgir em nossas cabeças visões de digitalização”.
Nos dois anos seguintes, a equipe esboçou e delineou várias versões, sempre mantendo em mente as palavras que Aikawa utilizou para expressar suas diretrizes: “ser apaixonante, ser inovador, ser desafiador”.
A equipe teve que considerar uma série de variáveis, incluindo uma decisão antecipada de que o logotipo fosse iluminado nos futuros modelos 100% elétricos. Isto representava desafios do ponto de vista técnico, como calibrar a espessura do traçado do logotipo para assegurar a impressão de nitidez quando ele estivesse aceso e, logicamente, seguir as regulamentações governamentais para elementos iluminados em automóveis. O logotipo também precisaria causar uma forte impressão quando não estivesse iluminado como, por exemplo, quando aparecesse em formato digital ou impresso.
Independentemente da mídia, este novo logotipo deveria inequivocamente representar a Nissan – e fazer isso causando impacto.
Após inúmeros sketches e várias maquetes, o resultado foi um logo com uma impressão bidimensional. Com um aspecto que remete mais ao design do que à manufatura, ele tem a flexibilidade de conviver em múltiplos mundos. O processo foi iniciado em 3D e depois desenvolvido em 2D – o emblema iluminado da marca foi esboçado primeiro, com a retirada da área iluminada para representar a marca em formato 2D.
O efeito geral do redesenho é uma transição, passando de uma sensação incisiva e industrial para um visual familiar, refinado e fácil de ser aplicado em meio digital. O logotipo assinala a evolução da Nissan, não apenas como uma fabricante tradicional de veículos, mas também como fornecedora de mobilidade e serviços.
“O novo logo da Nissan comunica nossa mensagem orientadora, trazida de versões anteriores: Se você tem uma crença forte e determinada, ela pode transpor até o sol”, disse Matsuo. “Na Nissan, esta forte crença no poder de realizar conquistas nunca mudou e pode ser vista em nosso trabalho pioneiro em eletrificação, dispositivos de assistência ao motorista e conectividade digital. Nosso logo deve transmitir tudo isso em apenas um olhar, para demonstrar nosso compromisso com nossos clientes, colaboradores e a sociedade”.
Chegar aos clientes com uma presença impactante
O novo logotipo começará a aparecer em julho, em formato tanto digital como físico. Os veículos elétricos da Nissan exibirão um exclusivo logo iluminado por 20 LEDs (que correspondem ao número de anos decorridos entre os redesenhos do logotipo), relembrando visualmente e de forma marcante que a Nissan está seguindo rumo a um futuro eletrificado.
Em seguida, o novo logotipo será incorporado a diversas mídias, das redes sociais à publicidade, até a chegada às concessionárias. Uma das quatro versões vai permitir a flexibilidade necessária para que o novo logotipo seja adaptado a diversos pontos de comunicação.
Notadamente, em algumas aplicações digitais e em vídeo, o logotipo vai principalmente “ganhar vida”, ao se mover e pulsar contra vários fundos diferentes, permitindo que o logotipo reflita o cenário atual em constante mudança e a flexibilidade necessária para continuar sendo empolgante, relevante e instigante.
O Nissan Ariya, recém-revelado como o primeiro crossover elétrico da marca, é o primeiro carro a incorporar o novo logotipo. Como novo ícone da Nissan Intelligent Mobility – criado para personificar totalmente os três pilares de Intelligent Driving, Intelligent Power e Intelligent Integration – o Ariya não apenas cumpre este propósito, mas também teve uma grande influência na criação do logotipo.
“O Nissan Ariya é o nosso veículo eletrificado mais recente, repleto de tecnologias avançadas”, disse Albaisa. “Ele é a plataforma perfeita para este novo logotipo”.
Outros veículos exibirão o novo logotipo nos próximos anos, à medida que este novo capítulo da Nissan é escrito.